page counter

A mente voa a uma velocidade vertiginosa e vi-me na contagem decrescente de mais um ano, que finda, e outro que se inicia.

Carissimos:
Acabei de ver um pps, que junto a estas palavras, e me levou o pensamento para a vida em si, e como a vivemos, cuidamos e aproveitamos.
A mente voa a uma velocidade vertiginosa e vi-me na contagem decrescente de mais um ano, que finda, e outro que se inicia.
Doze meses vivenciados com diversos sentires e estares.
Houve momentos intermináveis, outros tão céleres, que voaram à velocidade da luz mas todos deixaram a sua marca.
São essas marcas de várias nuances, que levam ao balanço de mais um ano, que está a dar, brevemente, lugar a um outro.
Houve de tudo; perdas, alegrias, tristezas, ansiedade, paz, momentos de incerteza outros de contentamento, amizades mais fortalecidas e consolidadas, outras não tanto, resolução de problemas complexos, outros á espera, luz ao fundo do tunel e por aí...
mas importa o sentir geral neste momento da vida.
É pela primeira vez, de modo consciente,há  um balanço totalmente positivo de tudo, o que vivi, enfrentei, ultrapassei, reconsiderei... em cada dia destes doze meses, que estão a terminar.
Creio, que aprendi a olhar de modo mais compreensivo, tolerante, sem centrar tanto em mim, os acontecimentos, sem achar, que a corrente me era adversa. Parece, que comecei a aprender, que as dificuldades são provas, que essas provas se diluem ou agravam na maneira como as olhamos, ou seja, se as vemos como "falta de sorte" ou se as entendemos como algo, que nos pode tornar melhores pessoas.
Se as ultrapassarmos sem ódios, raivas, ressentimentos, excessos de orgulho,mas aceitando as diferenças dos outros, perdoando as atitudes, que nos magoam, pois também magoamos, retiramos, o que há a prender, a mudar, melhorar e seguimos em frente com vontade de reformular, o que é necessário e aprimorar, o que foi bom.
Assim crescemos interiormente, pois aprendemos, que perdoar, aceitar não é falta de carácter, amor próprio, mas a capacidade de entender, que há seres, que precisam de abrir os seus corações, mentes aos outros, à vida. Esta é  feita de amizade, harmonia, solidariedade, compreensão, tolerância, porque todos erramos.
Aceitar, perdoar não é conviver com este ou aquele, se não quisermos mas ter pensamentos positivos em relação a todos com quem nos cruzamos.
A vida é uma constante aprendizagem e aTerra uma enorme e permanente escola.
A nossa passagem por aqui será melhor ou pior, de acordo como encararmos, o que nos toca viver.
Além da proximidade de um novo ano, estamos na época especial do Natal.
Este será um pouco diferente para a maioria das pessoas, pois o consumismo vertiginoso de outros, dará lugar a maior contenção mas fará emergir o verdadeiro espírito desta quadra e do seu simbolismo.
Independentemente de religiões ou credos, simboliza os afetos sinceros, verdadeiros, a harmonia, a paz, a fraternidade, o amor incondicional, a solidariedade, a tolerancia, a amizade, a partilha, a dádiva, a generosidade, a hulmidade  e tantos outros sentires da alma e coração, que deveriam  nortear as relações entre a humanidade.
Está ligado à família, porque a família simboliza o local onde nascemos, criamos os primeiros laços e afetos, que importa preservar, aumentar, cuidar e aprimorar ao longo da nossa existência. O Natal é tudo isto e muito mais. É tudo que nos eleva como pessoas e seres com verdadeiro sentido de nos darmos aos outros.
Se renovarmos e cimentarmos tudo isto em cada Natal, viveremos com maior positivismo e abertura cada ano, que nos espera, quando houvirmos as primeiras badaladas de um novo mês de janeiro.
Estaremos, realmente fortalecidos para enfrentar os desafios, as adversidades,as vitórias como aprendizagens, e, assim serão transformadas em experiência e com ela virá a capacidade de não nos centrarmos apenas em nós.
Olhando este PPS com serenidade, veremos a beleza inequívoca da natureza, da ordem em que tudo evolui, se transforma, que nos transporta para a paz, a serenidade, a quietude, a vontade de nos transcendermos e, que nos mostra um lado tão belo deste planeta, que o ser humano em vez de conservar, destrói.
Já que este Natal nos transporta para menor materialidade, porque não nos inspirarmos na beleza intensa de cada pedacinho da natureza, que vai plasmada nesse documento e através dele fazermos projetos de vida para 2012 de maior altruismo, solidariedade, fraternidade e assim construirmos um caminho,diferente? E  daqui a doze meses possamos fazer um balanço positivo, apesar das mudanças, alterações, restrições, que se perfilam num horizonte tão próximo?
Deixo-vos  uma mensagem de Esperança a nascer na nossa mente e corações para que este Natal e o ano de 2012 sejam um marco importante, positivo nas nossa vidas.

" Todos os dias, todas as manhãs há um momento, em que um sim ou um não pode mudar o rumo das nossas vidas. Procuremos os nãos e os sins certos para cada momento"

Um Feliz Natal e Bom Ano de 2012.
Grande abraço amigo e fraterno.
Luisa Coelho